Tem muito projeto incrível sendo desenvolvido, para incentivo direto ou indireto.
Sabe aquela sensação de fazer algo que realmente importa? É isso que os projetos da Quê oferecem: uma conexão genuína entre marcas e pessoas, onde a cultura, o impacto social e socioambiental se encontra para construir um futuro mais sustentável.
Marcas que inspiram, projetos que transformam
Grandes marcas como Itaú, com o Itaú Cultural, e Natura, com seu compromisso com a cultura e a sustentabilidade, são inspiração e mostram que é possível fazer a diferença. Assim como tantas outras que são grandes investidoras de iniciativas que têm o ESG ou os ODSs envolvidos, como a Ambev, com o Movimento Circular, e a Unilever, com o Plano de Sustentabilidade.
Recentemente, em uma palestra, a representante de uma das empresas que mais investem em projetos incentivados disse que, por meio dos patrocínios, pôde transformar a imagem e reputação da marca em poucos anos. Isso porque marcar presença em momentos de alegria e bem-estar das pessoas transfere valores similares ao patrocinador. O marketing de patrocínio é uma das poucas ferramentas que entrega este resultado com tanta potência.
Mas nem só de aplicação de logomarca se vive um bom projeto. É estratégico oferecer visibilidade, conexão e interação com o público, conversão em vendas (ou em leads), responsabilidade social e desenvolvimento sustentável.
Portanto, a cultura, a gastronomia e o segmento socioambiental podem gerar muito valor (e lucro) a quem investe!
As marcas e os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável)
Apoiar projetos com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU é uma forma de mostrar que a marca se alinha com boas práticas e com o futuro do planeta e da sociedade. Isto, além de responsabilidade social, traz benefícios ao seu negócio. Investir em boas iniciativas é um bom negócio!
Vantagens financeiras e de mercado:
- Acesso a novos mercados: os consumidores, cada vez mais exigentes, buscam produtos e marcas alinhadas aos seus valores, abrindo portas especialmente para as novas gerações.
- Melhora da reputação e imagem da marca: marcas engajadas com os ODS ganham credibilidade e confiança do público, um ponto a mais na reputação e imagem da marca. Isto também é escalabilidade.
- Atração e retenção de talentos: profissionais incríveis buscam empresas incríveis, com propósito e valores, isto facilita a atração e retenção de talentos.
- Acesso a financiamentos especiais e novos investimentos: investidores e instituições financeiras valorizam empresas com compromisso com os ODS e isto impulsiona os negócios.
Ao investir em projetos que promovem a educação de qualidade (ODS 4), a igualdade de gênero (ODS 5), a redução das desigualdades (ODS 10) e a ação contra a mudança global do clima (ODS 13), por exemplo, uma marca contribui para um mundo mais justo, sustentável e próspero, e consequentemente, aumenta seu valor de mercado.
Bom é visualizar um futuro onde marcas e pessoas caminham juntas, inspirando e transformando o mundo ao seu redor.
Nos vemos no próximo post! 🙂
Luciana Rodrigues – Publicitária e gestora de projetos na Quê Projeto!